As Defesas Psicológicas e a Dificuldade em Enxergar nossos Erros e Defeitos

Por: Ryath (Inspirado e intuído pelos Mentores Espirituais)

A mente, mente continuamente, como ensina um grande mestre, e sendo assim nosso ego que faz parte do sistema mental cria explicações, argumento e autoconvencimento para coisas que não desejamos aceitar, coisas que atingem nossa vaidade e orgulho.
Assim sendo nós nos defendemos de coisas que trazem informações de como somos, coisas que são incomodas de nosso ego aceitar, então nossa mente cria argumentos, muitas vezes convincentes de que não temos certos defeitos e erros, quando na verdade o temos.

 


Esse sistema defensivo mental se chama defesas psicológicas, e eles existem dentro da ciência da Psicologia.
O Psicólogo, em seus atendimentos tenta fazer o cliente enxergar, ver que o que essas defesas não querem que ele veja.

 


Nós não sabemos coisas sobre nós mesmos que vão contra o nosso ego, mas quando enxergamos, aí então obtemos o autoconhecimento, mas para evoluirmos espiritualmente temos que enxergar por nós mesmos, não o outro nos falando, pois temos que lidar com essas defesas, transpor elas, aí sim existe o crescimento interior.
As defesas psicológicas fazem parte de um sistema que lidando bem com ele, o que acontece é nosso autoconhecimento.
O Psicólogo ou um terapeuta falar para nós, como nós somos, não nos faz crescer, a visão tem que vir da gente.
Os terapeutas tem muitos métodos para lidar com essas defesas.
Assim sendo, é importante, através de nosso esforço, busquemos não nos deixar levar por essas defesas, assim podemos ter um crescimento espiritual muito bom.
Busque não se iludir pelo seu próprio ego, não se detenha a enxergar coisas sobre você, como seus defeitos, erros.
Todos somos humanos e erramos, até mesmo os santos, iluminados, mestres assensos, anjos e etc. tem defeitos, inclusive Jesus Cristo, Buda, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xaviér, Gandhi, Zoroastro e muitos outros.
É como dizem os místicos, nada que encarna é perfeito.
Muitas pessoas também, muitas vezes não enxergam até mesmo suas qualidades e acertos, pois elas acham que autoestima é uma coisa do ego, quando não é.
Um ser das trevas não gosta de autoestima, pois gostas das características mentais negativas, e ver nossas qualidades é sem duvida uma coisa positiva, desde que não nos achemos melhor que os outros por causa disso.
Tente não caia nos enganos da mente.
Busque aceitar seus erros e defeitos.

 

 

Você também pode se interessar por: